A Vulvoscopia é o exame que avalia as estruturas, pele e mucosas do órgão genital externo feminino. Essa vulva fica entre o púbis, a região perianal, as pregas da raiz das coxas e a entrada da uretra e vagina. Este procedimento é feito com um colposcópio, que consiste em ampliar a visualização da região da vulva, aumentando as imagens de 10 a 40 vezes em relação ao tamanho normal.
Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.
Como é feito a Vulvoscopia
A paciente é posicionada na cadeira ginecológica – de barriga para cima, sem roupa íntima. É importante manter as pernas abertas para que o médico ginecologista possa observar a vulva e a vagina.
Por que fazer uma vulvoscopia?
Este procedimento é indicado para mulheres que se queixam de coceira, corrimento, verrugas, irritações e alterações no papanicolaou. É altamente recomendada se houver suspeita de HPV. Além disso, a vulvoscopia também é indicado para complementar a colposcopia e a anuscopia.
Sintomas avaliados durante a vulvoscopia
Os sintomas avaliados durante a vulvoscopia correspondem a diversas enfermidades, como por exemplo:
- Doenças autoimunes;
- Infecções bacterianas;
- Infecções virais: herpes, molusco contagioso, HPV;
- Carrapato, oxiúros e larvas;
- Doenças pré-malignas e malignas;
- Doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Duração do exame
Por ser um exame curto, sua realização pode ser feita durante uma consulta normal, de até 30 minutos.
Recomendações para o dia do exame
O médico especialista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Se é a primeira consulta não há recomendação prévia. Comumente, recomendamos as nossas pacientes para evitar qualquer contato íntimo 48 horas antes do exame; não estar menstruada durante o exame, não depilar a região íntima 48 horas antes do exame e não introduzir nada na vagina, por exemplo: medicamentos vaginais ou absorvente interno.
A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.
Como escolher a Clínica mais adequada?
A melhor clínica para realizar o exame de Vulvoscopia, deve ser aquela que atende completamente às necessidades de seus clientes. Sendo assim, é fundamental analisar alguns critérios na hora de selecionar um consultório especializado. Mas como escolher uma clínica de atendimento para a realização deste exame?
- Avaliação de outros pacientes;
- Localização;
- Reputação no mercado;
- Melhor custo-benefício;
- Capacitação dos profissionais;
- Estrutura da clínica;
- Qualidade do atendimento.