Nós da Rede Clínica oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça esse método em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu coração.
Como é o passo a passo do Teste Ergométrico
Este exame é muito utilizado tanto na prevenção como no diagnóstico de algumas doenças cardíacas. As principais delas, está a doença arterial coronariana, que é uma formação de placas de gordura nas artérias coronárias que compromete o fluxo de sangue para o coração e provoca infarto. Arritmias, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial também são algumas das principais doenças cardíacas. O Teste Ergométrico é um exame comum e simples, porém é bem amplo. Mesmo assim, necessita de testes complementares para fechar um diagnóstico completo.
O Teste Ergométrico é responsável por detectar condições como arritmias, taquicardias e bradicardias. Ao realizar o exame, o paciente deve estar calçando um tênis confortável, pois as etapas do exercício e a intensidade do esforço são definidas pelo médico cardiologista. São colocados 10 eletrodos no tórax do paciente para o registro do eletrocardiograma. A seguir o paciente é colocado na esteira rolante iniciando-se o exercício. Esse exame só é interrompido caso o paciente apresente grande cansaço, sintomas indicativos de anormalidades cardiovasculares, alterações compatíveis com isquemia ou alterações significativas do ritmo cardíaco.
Recomendações para o dia do exame
É necessário o uso de uma camisa com abertura frontal, pois os eletrodos são colocados em contato com a pele, na região do peito, para melhor detecção da pressão arterial. Dessa forma, os eletrodos captados são enviados ao eletrocardiógrafo que faz todo o registro dos batimentos cardíacos.
O Cardiologista é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Comumente, recomendamos aos nossos pacientes para que evitem fumar, ingerir bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína. além disso não é necessário fazer jejum para realizar o teste ergométrico. Pelo contrário, a pessoa deve estar adequadamente alimentada para fazer o esforço físico, preferencialmente fazendo uma refeição leve, no máximo, três horas antes do exame.
A realização do exame é simples, porém, em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.