Exame de próstata salva vidas
Exame de próstata salva vidas, novembro é o mês da prevenção e combate ao câncer de próstata, e o que precisa ser reforçado é que um dos exames mais eficientes para diagnosticar essa doença é o exame de toque.
Para se ter uma ideia, entre 2019 e 2021 foram registrados mais de 47 mil mortes em decorrência da doença, então não dá para negligenciar os cuidados e a prevenção.
Portanto, se você se encaixa no grupo em que o risco da doença é maior, esqueça o preconceito e faça o exame.
Neste artigo vamos te explicar que não há o que se preocupar e nem há espaço para preconceito.
Boa leitura.
Qual a periodicidade do exame de próstata?
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame deve ser feito com intervalo máximo de 4 anos, para homens acima dos 40 anos.
No entanto, o seu médico pessoal é quem vai determinar a periodicidade adequada para você, por isso consulte sempre seu urologista.
Por que fazer o exame de próstata?
A periodicidade do exame é fundamental para diagnosticar a alteração no marcador PSA que pode servir para detectar tumores em estágio inicial, com alta possibilidade de tratamento.
Esperar o sintomas para ir atrás, pode ser tarde demais, por isso que o exame é o caminho mais certeiro.
Como é feito o exame de próstata?
Tem mais de um tipo de exame para detectar câncer na próstata, sendo o mais famoso e mais popular deles o exame de toque retal.
O proctologista é o médico responsável pelo exame e com uma luva de látex devidamente esterilizada o profissional insere o dedo indicador no anus do paciente.
O exame diagnostica fissura anal, hemorroidas ou nódulos, e é fundamental para o rastreio de câncer de próstata e reto.
Outro tipo de exame é o PSA onde é colhida uma amostra de sangue para quantificar os indicadores da proteína PSA que é produzida pela próstata.
Neste exame é possível confirmar inflamações da próstata.
Preparação
Para o exame de PSA é recomendado que o paciente evite a prática de esportes antes da coleta e se mantenha abstinente de relações sexuais e masturbação nas 72 horas anteriores ao exame.
Já para o toque retal nenhum preparativo é necessário.
Tempo de duração do exame
Os exames demoram cerca de 10 a 15 minutos para serem concluídos.
Quem faz o exame de próstata?
O exame de PSA é coletado em laboratórios de análises como a Rede Clínica, enquanto o exame de toque retal é realizado pelo urologista ou proctologista durante o atendimento ambulatorial.
Quando a biópsia é necessária?
Esse é o exame mais invasivo, portanto é um dos últimos a serem realizados na confirmação do diagnóstico e é solicitado pelo urologista quanto a suspeita não for devidamente conclusiva pelos outros exames realizados.
Por vezes, um nódulo é só um nódulo, então a biópsia traz a confirmação do caráter desse edema.
Novembro azul na Rede Clínica
Nossos urologistas são especializados no diagnóstico e eventual tratamento de doenças relacionadas à saúde masculina.
Aproveite o mês da prevenção e agenda uma consulta, esqueça o preconceito e cuide da sua saúde.