A audiometria é um exame que tem o objetivo de avaliar a audição. Esse exame deve ser realizado pelo profissional especializado: fonoaudiólogo. O paciente, no interior de uma cabine, é testado sua audição. O resultado é colocado em um gráfico (audiograma) que tem o intuito de revelar as capacidades auditivas do paciente.
Além disso, este exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo, pois,ele é o único profissional que consegue diagnosticar qualquer anormalidade, medir a intensidade e verificar qual o tipo de perda auditiva que pode ter afetado o paciente.
Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes.
Precisa realizar o seu exame de Audiometria em Taboão da Serra em São Paulo? Agende agora o seu exame!
Quais são os tipos de Audiometria?
- Audiometria vocal: este exame tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente de perceber e reconhecer os sons da fala e complementar o exame de audiometria tonal. Dessa maneira, o exame indica a compreensão da inteligibilidade e a capacidade de discernir os fonemas. No entanto, em alguns casos, o exame de audiometria vocal também pode ser realizado em crianças, como em execução de ordens simples: apontar para o nariz, testa, boca, etc.
- Audiometria tonal: esse exame avalia a capacidade auditiva da pessoa, permitindo determinar o seu limiar auditivo. Sendo assim, o paciente coloca os fones de ouvido e responde a estímulos sonoros que são comandados normalmente por um fonoaudiólogo. Toda vez que ouvir um som, o paciente precisa avisar o especialista. Comumente, este exame é testado nos dois ouvidos separadamente.
- Audiometria infantil: no caso das crianças, a audiometria é realizada com algumas adaptações. Na cabine, a criança fica sentada no colo de um responsável, com fones de ouvido. Sendo assim, com o uso de técnicas lúdicas, o especialista vai conduzindo a testagem.
Quando o exame de Audiometria é indicado?
Comumente, o exame de audiometria é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas.
Em alguns casos apenas o exame de audiometria não é o suficiente para um diagnóstico preciso e outros exames podem ser solicitados como: Imitanciometria e emissões otoacústicas.
Quais são os possíveis resultados apresentados pela Audiometria?
- Abaixo de 25: audição normal
- De 26 a 39: perda auditiva leve
- De 40 a 55: perda auditiva moderada
- De 56 a 69: perda auditiva moderadamente severa
- De 70 a 90: perda severa da audição
- Acima de 91: perda profunda da audição
Recomendações para o dia do exame
O médico responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. Cada exame necessita de um preparo específico do paciente, mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento do exame.