A auriculoterapia consiste na estimulação de alguns pontos específicos nas orelhas, mais especificamente no chamado pavilhão auricular. Essa é uma técnica de acupuntura utilizada para tratar diversos sinais e sintomas comuns em diferentes patologias. Assim, ela atua no âmbito, físico, emocional e mental do paciente. O pavilhão auricular constitui um microssistema e é considerado uma parte muito importante do corpo humano. Ele pode ser estimulado por agulhas, sementes, cristais, infravermelho e outros.
Nós da Rede Clínica, oferecemos atendimento de qualidade, focando sempre na necessidade de nossos pacientes. Conheça essa especialidade em nossa unidade, cuidaremos das alterações funcionais de seu corpo.
Como é feita a Auriculoterapia
Uma consulta com um terapeuta especializado deve ser feita antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia. Essa etapa é muito importante, pois é necessário identificar os sintomas que o paciente está apresentando e entender quais órgãos estão sendo afetados.
Após a consulta e entendendo o histórico de saúde do paciente, o terapeuta seleciona os pontos mais adequados do pavilhão auricular e faz pressão sobre eles, utilizando agulhas filiformes ou intradérmicas, esferas magnéticas ou até mesmo sementes de mostarda.
Para que serve a Auriculoterapia?
A estimulação dos pontos específicos da orelha serve para aliviar dores ou tratar diversos problemas tanto físicos quanto psicológicos. Ansiedade, depressão e enxaqueca são apenas alguns exemplos que podem ser tratados com a auriculoterapia. Além disso, essa técnica também ajuda a diagnosticar e prevenir algumas doenças. Tudo isso através da observação dos pontos da orelha que se encontram alterados.
Quais são as Contraindicações?
Apesar de ser uma técnica segura, a auriculoterapia não é recomendada para gestantes, pessoas caquéticas, com hipersensibilidade ou com graus psiquiátricos não medicados.
Recomendações para o dia da Auriculoterapia
O especialista responsável é o único que pode e deve exigir algum tipo de preparação do paciente. A realização deste procedimento é simples, porém em alguns casos pode ser necessário um preparo específico do paciente. Mas todas essas orientações são repassadas no momento do agendamento.
Como escolher a Clínica mais adequada?
A melhor clínica para realizar a auriculoterapia, deve ser aquela que atende completamente às necessidades de seus clientes. Sendo assim, é fundamental analisar alguns critérios na hora de selecionar um consultório especializado. Mas como escolher uma clínica de atendimento para a realização da auriculoterapia?
- Avaliação de outros pacientes;
- Localização;
- Reputação no mercado;
- Melhor custo-benefício;
- Capacitação dos profissionais;
- Estrutura da clínica;
- Qualidade do atendimento.