Diagnóstico do novo Coronavírus
Existem diferentes exames diagnósticos da COVID-19 que identificam se o paciente foi exposto ao SARS-CoV-2. Veja com mais detalhes como funcionam os exames:
RT-PCR
- Teste de biologia molecular que detecta a presença do RNA do vírus SARS-CoV-2 na amostra obtida por meio de swab (cotonete) que coleta amostras de secreção da mucosa nasofaringe (nariz e garganta).
- O teste é indolor, porém, incômodo. Podendo ser realizado na clínica ou em domicilio.
- Normalmente o vírus da Covid-19 é detectado até o 12º dia de sintomas, por isso esse é o período recomendado para diagnóstico.
Sorologias IgM/IgG
- Testes imunológicos que verificam a resposta do organismo contra a doença infecciosa Covid-19.
- A amostra é obtida por meio da coleta de sangue venoso do paciente.
- Recomendado realizar a partir do 10º dia após o inicio dos sintomas em pacientes que ainda tenham ou não os sintomas da Covid-19
- Para pacientes sem anticorpos detectáveis e, portanto, negativos, o médico pode solicitar nova coleta ou, se for um caso em que os sintomas se iniciaram a menos de 12 dias poderá solicitar um RT-PCR.
- Alguns pacientes com sintomas leves ou assintomáticos (sem sintomas) também podem não apresentar anticorpos detectáveis pelo exame, podendo existir resultado negativo de sorologia em pessoas que tiveram Covid-19.
- Pacientes assintomáticos (sem sintomas) que mantiveram contato com pessoas com testes positivos também podem realizar o exame, assim podem confirmar se já criaram anticorpos contra o vírus ou não, para retomada de atividades na empresa.
- Pacientes que apresentaram resultado positivo para Covid-19 em algum exame laboratorial, a recomendação é que realize o exame de sorologia para confirmar se está negativo para o vírus e retornar as atividades na empresa.